O bom policial tem feito o seu trabalho

Publicado em: 8 de agosto de 2017


Em recente reportagem publicada no jornal A Gazeta, o Secretário Estadual de Segurança André Garcia, defendeu que o trabalho da polícia tem voltado à normalidade e garantiu que não teme outro movimento como o ocorrido em fevereiro.

Em sua fala o secretário afirmou: “O bom policial tem feito o seu trabalho”. E, há verdade em sua afirmação, porque o bom policial está há sete anos sem reposição salarial e há três anos sem o reajuste inflacionário previsto na Constituição e garantido também na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas continua trabalhando.

O bom policial tem feito o seu trabalho, agindo por muitas vezes em lugares altamente insalubres, mesmo não recebendo insalubridade. O bom policial continua trabalhando noite após noite, mesmo sem receber adicional noturno.
O bom policial está trabalhando mesmo sem assistência médica, odontológica e psicológica. Já que o Estado está aceleradamente trabalhando para descontruir o Hospital da Policia Militar.

O bom policial tem feito o seu trabalho sem receber periculosidade, mesmo com uma das mais perigosas profissões do mundo.

O bom policial “deve trabalhar” só por altruísmo e também deve ser masoquista. O bom policial deve trabalhar motivado mesmo sem o reconhecimento do Estado.

O bom policial tem feito o seu trabalho mesmo sem que o chefe da segurança pública consiga perceber que há policiais morrendo de hipertensão, infartos, diabetes, traumas de todos os tipos, câncer, suicídio e depressão.

O bom policial está abandonado pelo Estado e se o Estado não reconhece que ele é o responsável por isso, o bom policial estará apenas na fala do secretário.

Realmente senhor secretário, a PMES está repleta de bons policiais que têm feito o seu trabalho, dando seu sangue, tempo, vida e saúde para manter a ordem, a segurança de toda uma sociedade e os índices de violência “controlados”, índices estes que o Estado adorava exibir em coletivas de imprensa.

A polícia capixaba é feita de bons policiais e o bom policial tem sim feito o seu trabalho, todos os dias, mesmo sendo invisível para o Estado, o mesmo não podemos dizer deste “secretário”.

Reportagem: Mary Dias