Militares que atuarão como mesários, presidentes e secretários nas eleições da ACS recebem treinamento

Publicado em: 20 de setembro de 2018

Os militares que responderam a convocação feita pela Associação de Cabos e Soldados para atuarem como mesários, presidentes e secretários para a eleição para os cargos da Diretoria Executiva e conselho participaram de treinamento nesta semana. A última turma a ser capacitada para operar o sistema de votação se reuniu nesta quarta-feira (19) na sede recreativa da entidade em Jardim Camburi, onde puderam além de conhecer como será a logística da votação, tirar suas dúvidas.

Ao todo foram três dias de treinamento e a cada dia uma turma diferente de militares recebiam as informações necessárias para atuar na votação que pela primeira vez na história da entidade será eletrônica.

“Ao mesmo tempo que é algo novo, existe uma razão de ser porque acreditamos que o associado da ACS tem toda condição de conduzir o processo eleitoral de maneira autônoma. E é algo novo também no sentido de ser uma votação eletrônica. Chegamos a pensar em fazer uma votação totalmente remota, ou seja, o militar de casa fazer a votação, mas não foi possível devido o estatuto que fala da necessidade presencial e então surgiu a ideia de se convocar os associados”, afirma o presidente da ACS, Sargento Renato Martins.

Raul Zorzanelli Costa, proprietário da Multilinks Soluções Personalizadas, empresa vencedora no processo licitatório para organizar a votação e mentor do programa deu a aula sobre o software para os militares. A empresa está no mercado desde 1994 e já foi responsável por participar de 340 processos eleitorais sendo a maioria atendendo a empresas de fora do Espírito Santo.

“É um programa extremamente simples e cada local de votação os responsáveis receberão as senhas de acesso ao sistema que é rastreado e auditável. Será uma votação rápida cujo resultado, ou seja, a apuração dos votos ocorrerá em poucos minutos depois de encerrada a votação”.

A apuração dos votos acontecerá na sede recreativa da Associação de Cabos e Soldados em Jardim Camburi a partir das 18h30 do dia 27 de setembro.

Bombeiros marcam presença

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, Sargento Renato Martins afirmou durante o último dia de treinamento para as eleições da entidade que havia a necessidade de 120 mesários para atuarem no pleito. Para completar o número de mesários, presidentes e secretários necessários os Bombeiros foram convocados.

“Corremos atrás para suprir essa necessidade e os Bombeiros estão colaborando conosco, fizeram a inscrição ‘em cima da hora’ e eles fazem parte da nossa correria e agradeço aos Bombeiros por terem aceitado em cima da hora essa incumbência”.

Associe-se à ACSPMBMES, clique aqui!

Reportagem: Mary Dias (assessoriadeimprensa@acspmbmes.com.br)