PLANTÃO JURÍDICO
(27) 99889-9683


ACS promove encontro com entidades para formalizar proposta sobre Plano de Carreira de Praças e Oficiais da Administração

Publicado em: 7 de março de 2019

Foi realizada na manhã desta quinta-feira,07, na sede administrativa da ACS um encontro com diversas entidades com intenção de apresentar ao Governo um estudo relacionado a Lei de Promoções e Plano de Carreira dos Praças e Oficiais da Administração. A ideia é definir um estudo pautado em estabelecer critérios que não sejam subjetivos, mas que priorize o merecimento técnico e a valorização do efetivo serviço do policial e bombeiro militar. Vale ressaltar que este estudo é resultado de uma junção das propostas apresentadas pelos representantes legislativos e com participação mais acentuada de sócios de variados postos e graduações das entidades. Contudo, este estudo é mais assertivo e técnico com relação aos critérios de promoções para Praças e Oficiais da Administração.

Foto: Assessoria do Capitão Assumção

Na formulação desta proposta final estavam representantes da Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSES), e também a Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (ABMES). No início da tarde foi entregue este estudo aos gabinetes dos Deputados Estaduais Coronel Quintino e Capitão Assumção – ambos do PSL.

O Deputado Estadual, Capitão Assumção (PSL) enfatiza que “o mais importante foi a participação dos associados na construção final, o que difere do que foi entregue as associações pelo Comando Geral, um projeto fechado. Este foi desenhado pelas mãos dos associados, mais amplo e que atende a maioria de nossos policiais e bombeiros militares”.

Já o Deputado Coronel Quintino – também do PSL, acrescenta “fico muito feliz com este projeto de lei que regulamenta a promoção e a carreira dos nossos praças e oficiais do quadro de administrativo. Uma vez que, o referido projeto de lei foi construído com participação dos parlamentares eleitos pela corporação militar e também com as associações e seus associados. A partir de agora, o caminho e conversar com o Governo na necessidade de acolher estas propostas” enfatiza.

Para o Presidente da Associação de Bombeiros Militares do ES, Tenente BM Emerson, “procuramos trabalhar em conjunto e em harmonia com as outras entidades representativas, buscando aprimorar os pontos fortes do projeto que foi apresentado, na tentava de construir algo que seja bom para os militares e que seja duradouro” esclarece.

Segundo o Presidente da ACS, Cabo Eugênio “estamos propondo a reestruturação da carreira profissional do nosso policial e bombeiro militar. Os estudos anteriores não tiveram uma boa aceitação dos nossos associados, temos preocupação primordial com esta lei de promoções, isto, é a vida profissional de nossos irmãos de farda. E, somos coerentes com a realidade, pois vivemos esta realidade, sofremos injustiças no passado com formulação de leis que deprimem nossos sonhos e a nossa carreira, não aceitaremos continuar do jeito que está” afirmou.

Para o Presidente da ASSES, Capitão Amorim “foram muitas horas aqui debatendo e avaliando, mas esta proposta nossa é uma questão de justiça, colocando aquilo que é justo para nosso policial militar. Essa é a melhor proposta, acreditamos que vai passar, é a vontade da maioria” ressalta.

Veja aqui a nova proposta: Associações Representativas Lei de Promoções 2019 ACS ASSES ABMES

Logo após o início da formulação da proposta realizada pela Comissão Mista de Estudos da Polícia Militar a Associação de Cabos, Soldados e Bombeiros Militares vem debatendo um conjunto de alterações que visa propiciar condições favoráveis a carreira de promoções.

Diante das demais entidades representativas a ACS buscou conciliar as necessidades com a real possibilidade do governo atender cada item do projeto de Lei.  Foram realizadas diversas reuniões na sede administrativa da entidade com outras associações com a intenção de formular um conjunto de propostas coerentes com a realidade do quadro funcional atual, equalizando critérios que respeitem a antiguidade funcional e valorizem objetivamente a análise de merecimento.

Em meados de fevereiro os representantes do Poder Legislativo apresentaram uma proposta para Lei de Promoções. A reunião aconteceu no gabinete do Deputado Estadual Capitão Assumção e contou com a participação do também Deputado Estadual Coronel Quintino. Contudo, as entidades permaneceram realizando suas reuniões com o objetivo de avaliar criteriosamente o documento.

Outras propostas

No mês passado o Estado-Maior Geral da Corporação apresentou às entidades representativas um estudo da Lei de Promoções feita pelas Comissões Mistas de Estudos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, composta por oficiais e praças das corporações. Contudo, houve descontentamentos e insatisfações, ocasionando opiniões diversas nas redes sociais.

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares convoca todos seus associados para encontros regionais para discutir proposta de Lei de Promoções e Plano de Carreira dos Praças e Oficiais da Administração.

Segue as datas:

15/03 Região Sul – Cidade Cachoeiro de Itapemirim
16/03 Região Metropolitana – Sede Social em Jardim Camburi
18/03 Região Norte – Cidade de Nova Venécia

Nas cidades do Sul e do Norte do ES os locais e horários ainda não foram definidos em virtude das condições físicas que necessitam para melhor acolher seus associados.

 

Presidente Cabo Jackson Eugênio Silote
(Gestão 2019/2021)

 

Jornalista: Aluísio Rocha
Fotografia e Web: Equipe de Comunicação Social da ACS
Entre em contato: assessoriadeimprensa@acspmbmes.com.br

 

Clique em uma estrela para avalia-la.